google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Berinjela, as plantas curam

domingo, 16 de abril de 2017

Berinjela, as plantas curam



Berinjela, nome científico Sonalum melogena.

Hortaliça arbustiva da família das Solanáceas (mesma que do tomate), da qual são consumidos os frutos. Originária da Índia e introduzida na Europa pelos árabes, através da Península Ibérica. 
É um vegetal muito versátil que compõe a culinária internacional, como o curry da Índia, o moussaka grego, o baba ghanoush do Oriente Médio e o ratatoiulle francês. Devido à consistência similar à da carne, é muito utilizada na preparação de pratos vegetarianos. 
A mais conhecida é a berinjela de casca roxa e formato ovalado, mas também existem as de coloração branca, creme, rajada e formatos redondo e alongado. 


 Cuidados na compra, armazenamento e preparo: 

 A berinjela de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras.

 Quando muito madura, por ter sido guardada durante muito tempo, ou quando colhida precocemente, tem aparência murcha, enrugada e mole, e o sabor pode ser amargo e desagradável. 
 Até o momento do preparo, deve ser armazenada inteira e com casca, para que não haja perda de nutrientes e alterações sensoriais, sob refrigeração, por um período máximo de 4 dias. 
 Antes de ser preparada, deve ser bem lavada em água corrente. 
 Deve ser cortada imediatamente antes do preparo. 
 Pode ser consumida cozida, assada, frita, grelhada, em conserva, recheada e refogada. Devido à consistência esponjosa, quando é frita, absorve muito óleo e o valor calórico final da preparação é aumentado em até 4 vezes. 
 Sempre que possível a berinjela deve ser preparada com casca e em pedaços grandes para minimizar a perda de nutrientes. Deve-se evitar o tempo prolongado de cozimento em altas temperaturas, reduzindo assim as perdas das vitaminas hidrossolúveis. 
 Se for cozida em água, o volume da água de cozimento deve ser o menor possível, para evitar a perda de nutrientes por dissolução.


Fitoquímicos: 

Na última década, os fitoquímicos -- compostos bioativos presentes naturalmente nas frutas e vegetais -- vêm sendo largamente estudados pela ação protetora e antioxidante que desempenham. São vários os estudos epidemiológicos que mostram a relação inversa entre o consumo de uma alimentação rica em frutas e vegetais e a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis. 
Dentre os vários fitoquímicos, a antocianina, pigmento responsável pela coloração preta, vermelha, púrpura e azulada de diversos alimentos, presente na casca da berinjela, vem sendo associado à redução da oxidação da LDL-Colesterol, prevenção da agregação plaquetária, do câncer e de infecções do trato urinário (American Dietetic Association, 2003). 
Estudos clínicos in vivo mostraram que para ocorrer adequada absorção, metabolismo e efeito antioxidante da antocianina, a dieta deve conter níveis relativamente altos deste fitoquímico (PRIOR, 2003). 
Glicoalcalanóides, presentes na berinjela, são transformados em creme medicinal e utilizados no tratamento de câncer de pele - carcinoma celular basal (CARPER, 1995).


 Conclusão: 
Apesar de ter baixos níveis de vitaminas e minerais e não reduzir os níveis sanguíneos de colesterol (Arq. Bras. Cardiol. 2004), a berinjela contém antocianina, um antioxidante importante que está relacionado à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. 
Uma alimentação que promove saúde e retarda o envelhecimento, deve incluir diariamente, uma boa dose de fitoquímicos. 
Na prática, recomenda-se um consumo diário de, no mínimo, 5 porções de vegetais e frutas variados.



A BERINJELA CONTRA O COLESTEROL

Solanum melongena

A berinjela é originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimentão.
Descrição : Plantas da família das Solanaceae, também conhecida como berengena ou tongú.
Herbácea de até um metro de altura, de caule ereto e com ramificações.
A folha é alongada, de cor verde, pilosa e às vezes com pecíolo espinhoso.
O fruto é carnoso, redondo ou oval e alongado, com casca lisa, de coloração escura ou arroxeada, cuja forma e tamanho varia pelo cultivo.
A variedade berinjela branca somente é utilizada para fins ornamentais.
Plantio : Deve ser cultivada em clima quente ou temperado quente, em solo areno-argiloso, bem drenado, com média ou fraca acidez, em local protegido de geadas.
O seu plantio deve ocorrer por semeadura, em canteiros próprios, e após transplantada para local definitivo.
Tratando-se de uma planta anual, a semeadura deve ocorrer durante o verão e o outono.
Reprodução por sementes.
Parte utilizada: Fruto.
Habitat: É cultivada nos climas quentes do Brasil, em solo areno-argiloso bem drenado, de média acidez, protegida de geadas.
História: De origem asiática, foi cultivada na Europa e África, de onde chegou ao Brasil no século XVII. É utilizada como alimento no mundo inteiro.
Origem : Índia e cultivada na África, de onde chegou à Europa e mais tarde às Américas. É encontrada no Brasil desde o século 17.
Modo de conservar : O fruto deve ser utilizado não inteiramente maduro. A casca do fruto deve ser retirada, seca ao sol e após conservada em sacos de papel.
Princípios Ativos : Pigmentos; ácidos clorogê

BENEFÍCIOS DA BERINJELA
(Final tem uma receitinha para perder peso).
Esse vegetal com características inconfundíveis pode trazer diversos benefícios para a sua saúde, entre eles o emagrecimento. Você pode encontrar a berinjela nas cores branca, verde ou violeta, que é a mais comum.
Os benefícios da berinjela para sua saúde:
Características nutricionais da berinjela: A berinjela é um alimento de baixíssimo teor calórico, ela só tem 30 calorias para cada 100 gramas, além disso, é rica em fibras, minerais, vitaminas e carboidratos.
Na berinjela você encontra vitaminas do Complexo B, vitamina K, vitamina C, potássio, ferro, zinco, cálcio e magnésio.
Berinjela para prevenir doenças: Ela pode prevenir doenças como câncer, doenças do coração e diabetes, além de ajudar no bom funcionamento do cérebro. Isso tudo porque ela é rica em antioxidantes como a tripsina, e em ácido clorogênico.
O nasunin que também está presente na berinjela ajuda a reduzir o colesterol ruim, assim o coração agradece.
Como a berinjela é rica em antioxidantes, os radicais livres são combatidos assim as células do corpo em geral ficam muito mais saudáveis.
Berinjela faz bem até para a pele: Combatendo os radicais livres, a berinjela também faz com que sua pele fique muito mais bonita e jovem por muito mais tempo. E ela também tem vitamina C, o que dá maciez e suavidade a pele.
Outros benefícios da berinjela
Como é um alimento riquíssimo em fibras, seu intestino vai funcionar melhor, assim, as toxinas serão eliminadas de forma muito mais eficaz. As fibras da berinjela vão promover assim o seu emagrecimento.
Além disso, as fibras dão saciedade rápida e duradoura, logo você vai comer menos e demorar muito mais a sentir fome.
A fibra também emagrece porque ela gruda nas moléculas de gordura, fazendo com que seu corpo as elimine sem absorvê-las.
QUER ELIMINAR PESO DO SEU CORPO>>>
Dieta da água de berinjela:
A berinjela é tão famosa no emagrecimento que até já existe uma dieta baseada na sua água. Para preparar a água de berinjela, descasque e corte o vegetal em cubinhos e coloque em meio litro de água, deixando descansar de um dia para o outro.
Para ficar com um gosto um pouco melhor, adicione suco de limão. Além de mais saborosa, a água vai ficar com maior poder antioxidante, já que o limão também tem essa característica. Tome sempre antes das refeições.
A dieta só deve ser feita durante 7 dias e você precisa fazer um intervalo de um mês para repeti-la. Essa água é uma espécie de suco detox então além de emagrecer, ajuda a limpar o organismo.
Durante os 7 dias da dieta é importante não consumir farinhas refinadas e gorduras industrializadas, assim como procurar consumir legumes e verduras em abundância. Incluir a berinjela de outras formas na dieta também ajuda muito.
Ela pode ser consumida de várias maneiras, menos crua. Você pode consumi-la frita, cozida, assada, entre outras formas.
Na semana da dieta você pode chegar a perder 2 quilos, mas é claro que sozinha a berinjela não faz milagres, você precisa praticar exercícios físicos de forma regular e só consumir alimentos saudáveis e de baixa caloria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE