google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Cultivo da Erva de Gato (Nepeta cataria)

domingo, 22 de janeiro de 2017

Cultivo da Erva de Gato (Nepeta cataria)



Como plantar erva-dos-gatos

Erva-dos-gatos ou erva-gateira 
Nepeta cataria

A erva-de-gato, erva-dos-gatos ou erva-gateira, é uma planta que deve seu nome ao fato de atrair gatos quando esfregada ou cortada. A substância nepetalactona presente na planta provoca um estado de euforia em aproximadamente 80% dos gatos domésticos, bem como em alguns outros felinos como leopardos e tigres. Em humanos não provoca qualquer efeito notável, e as folhas e ramos jovens podem ser usados como tempero ou como chá. Seu sabor e aroma é similar ao das mentas ou hortelãs. A planta pode ultrapassar a 1 m de altura, embora geralmente seja menor quando cultivada. Suas flores flagrantes são brancas, rosadas ou lilases, e são uma boa fonte de alimento para abelhas.




A erva-dos-gatos tem sabor e aroma similar ao das mentas ou hortelãs

Clima

O erva-dos-gatos cresce melhor na faixa de temperatura que vai de 4°C a 21°C, embora possa suportar temperaturas mais baixas ou mais altas.

Luminosidade

Esta planta se desenvolve melhor com pelo menos algumas horas diárias de luz solar direta.

Solo

Pode ser cultivada em praticamente qualquer tipo de solo, desde que seja bem drenado. Os melhores resultados são obtidos em solos arenosos moderadamente férteis. Esta planta também é bastante tolerante quanto ao pH do solo.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo úmido nos primeiros meses, mas sem que fique encharcado. Plantas bem desenvolvidas podem ser irrigadas com mais parcimônia. O excesso de água no solo pode prejudicar estas plantas.


A erva-dos-gatos é bastante resistente e pode ser cultivada facilmente 
Plantio

Semeie no local definitivo da horta ou em sementeiras e outros recipientes, e transplante cerca de 1 mês após a germinação, que leva normalmente uma ou duas semanas, mas também pode ser demorada e irregular. As sementes, que são pequenas, não devem ficar a mais do que 0,5 cm de profundidade no solo. Alternativamente, as sementes podem ser deixadas na superfície do solo, podendo ser cobertas apenas por uma leve camada de terra peneirada ou de serragem fina.


A erva-dos-gatos também pode ser propagada por divisão de plantas bem desenvolvidas ou por estaca, usando os ramos mais jovens de uma planta bem desenvolvida
O espaçamento entre as plantas pode ser de 30 a 60 cm. A erva-dos-gatos também pode ser mantida facilmente em vasos e jardineiras grandes.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

Plantas intactas normalmente não atraem os gatos, mas plantas que foram cortadas ou tiveram suas folhas esfregadas podem ser destruídas pelos felinos. Assim, essa planta pode necessitar de proteção contra os gatos, especialmente quando ainda está pouco desenvolvida.


A erva-dos-gatos ou erva-gateira tem flores brancas, rosadas ou lilases, que são uma boa fonte de alimento para abelhas

Colheita

As folhas e ramos podem ser colhidos quando necessário em plantas que atingiram pelo menos 20 cm de altura. As folhas são mais aromáticas quando ocorre a floração. Embora possam ser secos para serem armazenados por longos períodos, o aroma e o sabor são mais intensos em folhas e ramos frescos. O efeito sobre os gatos também é maior com a erva fresca.


2 comentários:

  1. Já conhecia mas agora sei muito mais. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Muito obrigado pelo esclarecimento. Gostei imenso do blog. Tenho uma gatinha que infelizmente se lambe de forma intensa e uma das maneiras alternativas, por indicação de uma médica especializada em gatos foi o uso de catnip. Não conhecia nenhuma marca, mas ela indicou uma marca portuguesa chamada Catnip CatUP, estava receosa por usar, pois pensava que deixava o gato muito agitado e a babar, mas não fiquei imensamente surpreendida, pois a minha gata reagiu super bem, e já consigo ver resultados. Recomendo o uso da erva do gato, e também, recomendo o uso de catnip orgânico que se pode comprar no site www.catnip.pt
    Tentei plantar em casa, mas, infelizmente no meu terraço muitos gatos frequentam o mesmo espaço. Também encontrei plantas e sementes no site https://www.cantinhodasaromaticas.pt/, mas ainda assim, prefiro comprar o site Catnip CatUP que é recomenda por médicos veterinários, mas não só, é incrivelmente verdinha e orgânica.
    Grata pela atenção e espero ajudar outros gatos com a mesma situação que a minha.

    ResponderExcluir

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE