google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Como Produzir Brotos Germinados

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Como Produzir Brotos Germinados



Os brotos devem, de preferência, serem colhidos e consumidos no mesmo dia

Numerosas variedades de brotos são vendidas em lojas de produtos naturais, supermercados e bufês de saladas. Você mesmo pode cultivá-los, siga as nossas dicas. 


Utensílios necessários 



o Um recipiente com tampa, para criar as mesmas condições de uma estufa. A tampa e a parte inferior do recipiente devem ser furados, permitindo que a planta respire, inclusive a raiz. 

o Um escorredor ou uma peneira, cujo diâmetro permita ficar apoiado na borda superior do recipiente com tampa. Assim o escorredor ficará suspenso. O objetivo é reter os brotos e deixar escorrer a água, pois eles precisam de umidade elevada, mas sem ficar em contato diretamente com a água. Desse modo garante-se o processo respiratório do vegetal. 

o Recomenda-se usar luz ambiente para a germinação. Para os brotos ficarem um pouco mais verdes é preciso de um pouco de luz solar, o que garante a síntese da clorofila. Quanto mais verdes os brotos, mais picantes serão.

Hidratando as sementes 


Antes de fazer a semeadura é preciso hidratar as sementes. Para isso, use sempre o dobro de água, que deve ser mineral ou filtrada. Em seguida, cubra o recipiente (com água e semente) com filme plástico e deixe de molho por 24 horas. Faça pequenos furos no filme plástico, para as sementes respirarem. Passado este tempo, transfira as sementes para o escorredor ou peneira. Encaixe-a no recipiente preparado e tampe. 

Como regar os brotos 

Regue os brotos duas vezes por dia com muito cuidado. A água a ser adicionada deve ser somente para umedecer os brotos. De preferência, use um borrifador. Em seguida, bata suavemente o escorredor ou a peneira numa pia ou bancada, eliminando assim o excesso de líquido. Lembre-se de que deve ser tudo feito com muita delicadeza.

A colheita 


Assim que os brotos germinarem e crescerem 0,5 cm, retire-os do escorredor ou peneira e transfira para uma tigela com água. Mexa a mistura com as mãos para soltar as cascas e limpar os resíduos da superfície.


Como conservar 


Caso não use os brotos no mesmo dia da colheita, lave-os e seque com toalha de papel. Guarde-os num saco plástico próprio para alimentos na geladeira. O ideal é consumir no mesmo dia


Como fazer brotos




Germinação de sementes




Como cultivar brotos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE