google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Cultivo de Ivy Gourd (Coccinia grandis)

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Cultivo de Ivy Gourd (Coccinia grandis)



Introdução:

Coccinia grandis , a Ivy Gourd , também conhecido como cabaça escarlate e Kowai , é uma trepadeira tropical . No sudeste da Ásia, é cultivada por suas partes comestíveis, jovens brotos e frutos comestíveis
A sua área de distribuição natural se estende da África para a Ásia, incluindo Índia, Filipinas, Camboja, China, Indonésia, Malásia, Myanmar, Tailândia, Vietname, no leste da Papua Nova Guiné, e os Territórios do Norte, Austrália.
Sementes ou fragmentos da trepadeira podem ser realocados e levar a descendência viável. Isso pode ocorrer quando os seres humanos transportar detritos orgânicos ou equipamentos que contenham C. grandis . Uma vez que a cabaça hera é estabelecida, ela será presumivelmente distribuídos por aves, ratos e outros mamíferos. No Havaí, o fruto pode ser disperso por porcos.  dispersão de longa distância é mais comumente realizada por seres humanos devido aos seus usos culinários ou por engano. Considerado muito invasivo e no Estado Noxious Lista Weed Hawaii, cabaça hera pode crescer até quatro polegadas por dia. Ela cresce em cobertores densas, protegendo outras plantas da luz solar e sequestro nutrientes, matando efetivamente vegetação embaixo. Ele foi introduzido ao Havaí como planta de quintal. Às vezes, é tolerado ao longo de cercas de jardim e outras características ao ar livre por causa de suas atraentes flores brancas. Ele escapou para se tornar uma praga vigorosa no Havaí, Flórida, Austrália e Texas.



Descrição botânica

Esta planta é uma trepadeira perene com gavinhas individuais e folhas glabras. As folhas têm 5 lóbulos e são 6,5-8,5 cm de comprimento e 7-8 cm de largura. Flores femininas e masculinas surgem nas axilas no pecíolo, e tem 3 estames.

Valor medicinal

Na medicina tradicional, frutos têm sido utilizados no tratamento da lepra, febre, asma, bronquite, e icterícia. A fruta possui mastócitos -stabilizing, anti anafilático e anti-histamínico potencial. Em Bangladesh, as raízes são usadas para tratar osteoartrite e dores articulares. Um colar feito de folhas é aplicada na pele para tratar a sarna .
Extratos de Ivy gourd e outras formas da planta pode ser comprado on-line e em lojas de alimentos saudáveis. Estes produtos são reivindicados para ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Alguns estudos que suporta compostos da planta na inibição da glucose-6-fosfatase . A glucose-6-fosfatase é uma das principais enzimas hepáticas envolvidas na regulação do metabolismo do açúcar. Por conseguinte, é por vezes a Ivy Gourd é recomendado para diabéticos. Embora estas alegações não foram apoiadas, uma boa quantidade de pesquisas sobre as propriedades medicinais desta planta estão se concentrando em seu uso como um antioxidante , agente de antihypoglycemic , modulador do sistema imunitário, etc. [ carece de fontes? Alguns países da Ásia, como Tailândia , preparam bebidas tradicionais tónicas para fins medicinais.

Receitas

A variedade de receitas de toda a fruta, como o ingrediente principal. Eles são melhores quando cozido, e são frequentemente comparadas com melão amargo. A fruta é comumente consumidos na culinária indiana . Pessoas de Indonésia e outros países do Sudeste Asiático também consomem frutas e folhas. Na cozinha tailandesa , é um dos ingredientes da kaeng Khae curry. Cultivo de rashmati em jardins residenciais tem sido incentivada na Tailândia, devido ao facto de ser uma boa fonte de vários micronutrientes , incluindo vitaminas A e C. [ carece de fontes? ]
Na Índia, é comido como um caril , por fritura profunda-lo junto com especiarias, enchendo-o com masala e saltear-lo, ou fervê-la pela primeira vez em uma panela de pressão e depois fritá-lo. Ele também é usado em sambar , uma sopa à base de lentilha vegetal.



Cultivo:

Clima:
Esta hortaliça prospera melhor em clima quente e úmido entre 20 e 30 graus, com pico de produção no verão.

Solo:
solos arenosos e bem drenados com ph entre 6 e 6,5 são os ideais.
Propagação e método de plantio:
Normalmente esta cultura é propagada por estacas as vezes por semente (que chega a demorar até 1 ano) por estacas é muito mais rápido.
  As estacas devem estar maduras (lenhosas), devem ter verca de 20 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro, devem deixar de 4 a 6 folhas nas estacas e plantadas com 6 cm de profundidade em covas de 40x40x40 cm com 2 a 3 estacas por cova.

Espaçamento:
2 metros entre covas e 2 metros de rua.

Época de plantio:
No inicio da estação chuvosa, a proporção de plantas femininas para masculinas devem ser de 10:1
Como as plantas de Ivy Gourd são perenes, devem ser replantadas a cada 6 anos e devem também serem estaqueadas com moirões a 2 metros de altura, distanciados 20 metros um do outro com 2 fios de arame liso distanciados de 50 cm um do outro de cima para baixo e com o crescimento pode usar fitilhos plásticos, deste usado em estufa para guiar tomate, fazendo o mesmo para guiar a planta até aos arames.

Adubação:
Se optar pelo cultivo orgânico. deve usar por cova 10 lt de composto orgânico mais 200 gr por cova de farinha de osso por cova, fazendo aínda duas aplicações de composto na floração e na frutificação de 5 lt por cova.
Já se optar pela adubação quimica: 200 gr por cova de NPK 4-14-8 no plantio mais 2 lt de composto e em cobertura na floração e na frutificação  50 e 100 gr respectivamente do NPK 10-10-10 por cova.

Poda:
As plantas começam começam a frutificar aos 3 a 4 meses e a colheita prolonga por uns 4 meses e uma vez terminada a frutificação as plantas devem ser podadas a uma altura de 70 cm e novamente aplicados 5 lt de composto por cova ou 100 gr de 10-10-10.

Irrigação:
Após plantio irrigar imediatamente, se não chover repetir a operação semanalmente evitando encharcamento, a melhor forma de irrigação para esta cultura é gotejamento.

Plantas daninhas:
Manter a cultura no limpo, para evitar excessos pode-se usar cobertura morta.

Pragas:
Acultura é bem resistente a pragas, mas as mais comuns são: pulgões, tripses, mosca branca e ácaros caso necessário controle procure um técnico.
A variedade Sulabha é resistente a pragas e doenças.



Colheita:
A colheita é feita com tesourinha de poda para evitar danificar a plantar se for arrancada com a mão.

Rendimento:
Em torno de 15 t hectare

Conclusão:
Nos países onde é cultivada tem ótima aceitação de mercado por suas qualidades nutricionais e medicinal, espero que em pouco tempo seje cultivada no Brasil, onde já existem alguns cultivos.


Um comentário:

  1. Por favor, onde encontro estacas de Coccinia Grandis, variedade Sulabha. Desejo comprar três estacas para plantio e consumo futuro dos pepininhos.
    Muitíssimo Obrigado.
    Gilberto gimacarios@hotmail.com

    ResponderExcluir

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE