google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Receitas com Aspargos

domingo, 6 de setembro de 2015

Receitas com Aspargos



Rolinho de carne com aspargos frescos e molho de queijo

Ingredientes:

12 aspargos frescos finos e limpos 
4 bifes de coxão mole 
2 colheres (sopa) de azeite de oliva 
2 colheres (sopa) de shoyu 
sal e pimenta-do-reino a gosto 
molho de queijo 
4 colheres (sopa) de cream cheese light 
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado 
1 xícara (chá) de leite desnatado 
2 colheres (sopa) de margarina light 
2 colheres (sopa) de farinha de trigo 
sal e noz-moscada em pó a gosto 

Modo de Preparo: 
Elimine a parte dura dos talos dos aspargos, junte-os formando um feixe com as pontas todas no mesmo sentido. Amarre os talos com um barbante de cozinha e coloque-os numa panela própria (ou numa leiteira) com água fervente e um pouco de sal. As pontas devem ficar para cima. Cozinhe por 20 minutos, ou até os aspargos ficarem ¿al dente¿. Retire do fogo, escorra e coloque o feixe de aspargos numa tigela com água gelada por 1 minuto. Retire o barbante e reserve os aspargos. Bata os bifes com um batedor de carne para ficarem finos. Tempere com sal e pimenta-do-reino e abra-os numa superfície lisa. Distribua os aspargos, enrole os bifes como rocambole e prenda-os com palitos. Aqueça o azeite de oliva numa frigideira, disponha os rolinhos de carne e frite-os por 6 a 8 minutos, ou até dourar de maneira unforme. Regue com o shoyu, deixe por mais 1 minuto e retire do fogo. Em seguida, parta os rolinhos ao meio e reserve. Molho de queijo: bata no liquidificador o cream cheese com o queijo parmesão e o leite e reserve. Leve ao fogo uma panela com a margarina, polvilhe a farinha de trigo e doure-a, sem parar de mexer, por 1 minuto. Despeje o creme de queijo, polvilhe a noz-moscada e cozinhe, sem parar de mexer, até ficar levemente encorpado. Acerte o sal e retire do fogo. Distribua o molho de queijo nos pratos e disponha os rolinhos de carne por cima. Se preferir, decore com pimenta rosa. 
Dicas: 
Você pode substituir o recheio dos rolinhos por talos de salsão cortados em tiras, cenoura em palitos, vagem ou tiras de pimentão. 


Categoria: 

Carnes
Esta receita: 

é light
Cozinha: 

Brasileira
Temperatura: 

Quente
Dificuldade: 

Média
Tempo de preparo: 

50 min
Rendimento: 

8 porções
Calorias: 

195 cal por porção


Saint-pierre com aspargos e geléia de maracujá

Ingredientes:

8 filés de saint-pierre (cerca de 600 g no total) 
12 aspargos frescos médios 
5 colheres (sopa) de azeite de oliva 
1 colher (sopa) de hortelã picada 
sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto 
geléia 
5 maracujás grandes 
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 

Modo de Preparo: 
Geléia: lave os maracujás, parta-os ao meio, retire a polpa e reserve a casca. Coloque a polpa numa panela com o açúcar, leve ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, por 30 minutos, ou até obter uma geléia brilhante. Retire do fogo. Lave os filés, seque e tempere-os com o sal e a pimenta-do-reino. Lave os aspargos, retire a parte inferior mais dura e amarre-os, na parte inferior. Coloque-os, com as pontas voltadas para cima, numa panela própria para cozimento ou numa leiteira. Cubra os aspargos com água, leve ao fogo e cozinhe por 12 minutos, ou até ficarem macios, mas crocantes. Retire do fogo, escorra e passe-os por água fria. Desamarre e reserve. Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite de oliva numa frigideira de 15 cm de diâmetro. Acrescente os aspargos e refogue, salteando a frigideira de vez em quando, por 3 minutos. Acerte o sal e a pimenta-do-reino e incorpore a hortelã. Retire do fogo e reserve. Coloque o azeite de oliva restante na frigideira e, depois de 1 minuto, disponha 2 filés de peixe e grelhe dos dois lados em fogo baixo até dourar. Retire do fogo e repita a operação com os filés restantes. Disponha os filés em 4 pratos com os aspargos e sirva acompanhado da geléia de maracujá. Se preferir, sirva a geléia dentro das cascas de maracujá reservadas. 
Fonte: Revista Água na Boca

Categoria: 

Frutos do mar
Cozinha: 

Brasileira
Temperatura: 

Quente
Dificuldade: 

Fácil
Tempo de preparo: 

1 hora
Rendimento: 

4 porções


Suflê de aspargos

Ingredientes:

1kg de aspargos frescos 
2 xícaras (chá) de leite 
sal a gosto 
2 colheres (sopa) de manteiga 
2 colheres (sopa) de farinha de trigo 
1 xícara (chá) de leite fervido 
noz-moscada a gosto 
5 colheres (sopa) de parmesão ralado 
6 ovos 

Modo de Preparo: 
Lave 1 kg de aspargos frescos, retire a parte mais dura, pique-os em pedaços regulares e transfira-os para uma panela. Adicione 2 xícaras (chá) de leite, sal a gosto e leve ao fogo até ferver. Reduza o fogo, tampe parcialmente a panela e cozinhe até os aspargos ficarem macios. Retire do fogo, deixe amornar e bata os aspargos e o leite no liquidificador por 2 minutos. Transfira a mistura para uma tigela, cubra com filme plástico e reserve. Derreta 2 colheres (sopa) de manteiga, polvilhe 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e cozinhe, sem parar de mexer, por 1 minuto. Retire do fogo e junte, aos poucos, 1 xícara (chá) de leite fervido, sem parar de mexer. Volte ao fogo e cozinhe, mexendo sempre, até encorpar. Acerte o sal e adicione 1 pitada de noz-moscada, de preferência ralada na hora. Em seguida, junte esse creme à mistura de aspargos e incorpore 5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado. Misture bem com uma colher e reserve. Ligue o forno à temperatura baixa. Separe as gemas e as claras de 6 ovos. Coloque as gemas (reserve as claras) em uma tigela e bata com um batedor manual até obter uma mistura clara e espessa. Reserve. Em outra tigela, bata as claras reservadas com um batedor manual até obter ponto de neve. Junte ao creme de aspargos as gemas e as claras batidas, mexendo delicadamente até ficar homogêneo. Unte com 1 colher (sopa) de manteiga, uma fôrma para suflê e polvilhe com 1 colher (sopa) de farinha de rosca. Despeje o creme e leve ao forno até a superfície dourar. 
Fonte: Revista Menu

Categoria: 

Acompanhamentos
Esta receita: 

é vegetariana
Cozinha: 

Brasileira
Temperatura: 

Frio
Dificuldade: 

Fácil


Sopa de aspargos

Ingredientes:

sal a gosto 
8 xícaras (chá) de caldo de galinha 
4 pacotinhos de queijo cremoso (tipo Polenguinho) ou 1 xícara (chá) de iogurte natural 
1 maço de aspargos frescos ou em lata 
pimenta-do-reino a gosto 

Modo de Preparo: 
Corte os aspargos em pedaços de 1 cm. Coloque-os com o caldo em uma panela e leve ao fogo, sem tampar. Se os aspargos forem frescos, deixe cozinhar até ficarem macios. Então, abaixe o fogo e mexa constantemente até desmancharem (10 minutos). Corrija o tempero, se achar necessário. Corte o queijo em quadradinhos, junte à sopa e sirva imediatamente. Se preferir usar o iogurte, sirva uma colher sobre a sopa, já nos pratos.

Categoria: 

Sopas
Temperatura: 

Quente
Dificuldade: 

Fácil
Tempo de preparo: 

40 a 50 min.
Rendimento: 

6 a 8 porções


Torta de aspargos


Ingredientes:

250 g de farinha de trigo 
125 g de manteiga 
1 ovo 
2 colheres (sopa) de água 
sal a gosto 
Recheio 
1 lata pequena de aspargos escorridos 
250 g de creme de leite 
2 fatias de presunto cru 
4 ovos 
cebolinha picada a gosto 
estragão a gosto 
sal a gosto 
pimenta a gosto 

Modo de Preparo: 
Misturar com a mão a farinha, o ovo, a manteiga e a água até obter uma massa lisa. Levar à geladeira durante 1 hora. Abrir a massa com a mão, forrando uma fôrma untada de cerca de 22 cm. Deixar uma beirada de massa para colocar o recheio.

Recheio:
Picar o presunto e os aspargos em pedaços pequenos. Espalhar sobre a massa. Bater os ovos, juntar o creme de leite, o sal, a pimenta e as ervas. Virar sobrfe o presunto e os aspargos. Levar ao forno médio durante 35 minutos.
Categoria: 

Torta, pizzas e pães
Cozinha: 

Francesa
Temperatura: 

Quente
Dificuldade: 

Fácil
Rendimento: 

4 pessoas


Cestinhas de aspargos e presunto parma

Ingredientes:

Cestinhas 
5 xícaras (chá) de batata palha 
1 xícara (chá) de leite quente 
1 ovo 
Recheio 
1/2 cebola picada 
2 dentes de alho picados 
1 colher (sopa) de manteiga sem sal 
150g de aspargo fresco picado 
1 colher (sopa) de farinha de trigo 
1 xícara (chá) de leite 
1 xícara (chá) de creme de leite fresco 
200g de presunto de Parma em tirinhas 
2 talos de cebolinha lavados e picados 
sal a gosto 
pimenta-do-reino moída na hora 

Modo de Preparo: 
Cestinhas: hidrate a batata palha no leite por cerca de 5 minutos, mexendo sempre para hidratar uniformemente as batatas. Junte o ovo e misture bem. Unte e enfarinhe 12 forminhas de petit gateau de 4,5 cm de base por 5 cm de altura e preencha com 1/4 de xícara (chá) de massa. Pressione a massa com o dedo sobre as laterais e o fundo da fôrma até formar uma cestinha de aproximadamente 4 cm de altura (não faça a espessura da cestinha muito fina para que não quebre após assada). Asse em forno, pre-aquecido, a 180ºC por cerca de 25 minutos ou até as bordas estarem douradas. Deixe esfriar por 5 minutos. Retire-as, com cuidado, com a ajuda de uma faquinha. Recheio: em uma frigideira grande, refogue a cebola e o alho na manteiga. Acrescente os aspargos e refogue por mais 3 minutos. Junte a farinha e misture bem. Em seguida, acrescente o leite, mexendo sempre para não formar grumos. Junte o creme de leite e cozinhe por cerca de 10 minutos ou até engrossar. Apague o fogo, acrescente o presunto, a cebolinha e tempere com sal e pimenta. Montagem: preencha as cestinhas com o creme de aspargos e leve-as novamente ao forno para aquecer. Sirva em seguida. 
Dicas: 
Substitua os aspargos por palmito. 
Cortesia Elma Chips 

Categoria: 

Acompanhamentos
Cozinha: 

Brasileira
Temperatura: 

Frio
Dificuldade: 

Fácil
Tempo de preparo: 

20 min
Rendimento: 

12 cestinhas
Utensílios especiais: 

12 forminhas de petit gateau de 4,5cm de base por 5 cm de altura


Creme de aspargos

Ingredientes:

300 g de aspargos em conserva 
8 aspargos frescos (opcional) 
2 colheres de sopa de cebola picada 
3 colheres de sopa de manteiga 
3 colheres de sopa de farinha de trigo 
50 ml de vinho branco 
1/2 litro de leite 
sal e pimenta-do-reino 
1/2 litro de caldo de frango 
1/4 de xícara de creme de leite 
torradas 
8 fatias de pão de fôrma 
4 fatias de bacon 
1/2 xícara de folhas de salsinha 
3 colheres (sopa) de manteiga 

Modo de Preparo: 
Pique grosseiramente os aspargos em conserva. Coloque em uma panela pequena a manteiga e a farinha de trigo. Leve ao fogo e misture sem parar até estarem bem incorporados. Acrescente o leite aos poucos. Cozinhe por 5 minutos e reserve. Em uma panela grande, coloque 1 colher de sopa de manteiga e acrescente a cebola picada. Refogue até a cebola estar macia. Acrescente os aspargos picados e regue com o vinho branco. Evapore o álcool do vinho e regue tudo com o caldo de frango. Deixe ferver e acrescente o molho branco reservado. Abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos. Se for utilizar os aspargos frescos, lave-os bem e cozinhe por 3 minutos em água fervente. Escorra e coloque imediatamente em água gelada. Esfrie e escorra novamente. Corte em pedaços de 2 cm e reserve. Retire a sopa do fogo e coloque em um liqüidificador. Bata até obter um creme bem liso. Passe por uma peneira e coloque novamente na panela. Leve ao fogo e acerte o ponto de sal e pimenta-do-reino. Acrescente o creme de leite e misture bem. Sirva com as torradas. Para o preparo das torradas, retire a casca das fatias de pão e corte ao meio em diagonal para obter triângulos. Coloque as fatias de bacon em uma frigideira e doure-as. Escorra em papel absorvente e reserve. Elimine a gordura do bacon da frigideira e coloque a manteiga para derreter. Assim que estiver líquida, apague o fogo. Coloque o bacon frito em um processador juntamente com as folhas de salsinha. Pulse para que os ingredientes fiquem bem picados. Coloque em um prato. Molhe rapidamente na manteiga uma das laterais do triângulo de torrada e encoste a parte molhada com manteiga na mistura de salsinha e bacon. Faça o mesmo com as torradas restantes.

Categoria: 

Sopas
Temperatura: 

Quente
Dificuldade: 

Fácil


Creme de aspargos e camarões

Ingredientes:

sal 
1 litro de leite 
2 colheres (sopa) de manteiga 
1 colher (sopa) de farinha de trigo 
1/2 litro de caldo de camarão 
1/2 kg de camarões pequenos com casca 
1 maço de aspargos grandes 

Modo de Preparo: 
Descasque os camarões e prepare com as cascas um caldo, deixando-as cozinhar em cerca de 1 litro de água. Em seguida, coe e reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga e doure os camarões. Retire-os e reserve. Na mesma panela, doure a farinha de trigo. Adicione, aos poucos, o leite e o caldo de camarão preparado. Tempere com sal. À parte, cozinhe e pique os aspargos. Junte os aspargos ao creme e, em seguida, os camarões. Acerte o sal, se necessário. 
Fonte: Revista Água na Boca

Categoria: 

Frutos do mar
Cozinha: 

Brasileira
Temperatura: 

Quente
Dificuldade: 

Fácil
Tempo de preparo: 

1h e 10min
Rendimento: 

6 porções


Garganelli com creme de leite e aspargos

Ingredientes:

350 g de garganelli (ou outra massa curta) 
200 g de aspargos frescos 
150 g de nozes 
2 colheres (sopa) de azeite de oliva 
2 colheres (sopa) de creme de leite 
noz-moscada ralada na hora 
sal e pimenta-do-reino branca a gosto 

Modo de Preparo: 
Limpe os aspargos, eliminando a parte branca do caule, lave e coloque horizontalmente no cesto próprio para cozimento a vapor. Apóie o cesto sobre uma panela com água fervente com sal e cozinhe por 5-6 minutos. Retire do fogo. Escalde por 1 minuto as nozes em água fervente. Escorra e elimine a película escura. Pique bem as nozes e coloque-as numa tigela. Junte o azeite, o creme de leite, a noz-moscada, sal e pimenta-do-reino e misture até ficar homogêneo. Enquanto isso, cozinhe o macarrão em bastante água fervente com sal. Escorra quando estiver al dente, transfira para um refratário aquecido e tempere rapidamente com o molho de nozes preparado, mexendo velozmente. Adicione os aspargos cortados e sirva a seguir. Se preferir, decore com nozes picadas. 
Fonte: Revista Água na Boca

Categoria: 

Grãos e Massas
Esta receita: 

é vegetariana
Cozinha: 

Brasileira
Temperatura: 

Quente
Dificuldade: 

Fácil
Tempo de preparo: 

30 min
Rendimento: 

4 porções


Lombo com cordeiro au poivre com sauté de alcachofras e aspargos frescos

Ingredientes:

1 kg de lombo de cordeiro 
6 colheres (sopa) de manteiga 
8 fundos de alcachofras cortados em 4 
8 aspargos 
ciboulette a gosto 
4 colheres (chá) de tapénade 
2 colheres (sopa) de pimenta-do-reino fresca picada grosseiramente 
2 e 1/2 colheres (sopa) de conhaque 
200ml de caldo de carne com consistência de gelatina 
sal e pimenta-do-reino a gosto 

Modo de Preparo: 
Tempere o lombo com o sal e a pimenta-do-ireno e grelhe em uma frigideira preaquecida com metade da manteiga. Retire do fogo e reserve. Em outra frigideira, aqueça a manteiga restante e refogue as alcachofras e os aspargos. Finalize com a ciboullette e o tapénade. Acerte o sal e a pimenta-do-reino e retire do fogo. Em uma panela, flambe as pimentas com o conhaque, acrescente o caldo de carne, acerte o sal e a pimenta-do-reino e reserve. Fatie o lombo. Disponha o sauté de alcachofra de um dos lados do prato e o lombo fatiado do outro. Regue com o molho e sirva. Se preferir, decore com minilegumes. 
Dicas: 
Tapénade é uma pasta preparada com azeitonas pretas, alcaparras, anchovas e temperos. Para preparar o caldo de carne com consistência de gelatina, faça o caldo de carne escuro (com ossos assados no forno, legumes e temperos) e deixe reduzir até obter esta consistência. 
Fonte: Revista Água na Boca

Categoria: 

Carnes
Cozinha: 

Brasileira
Temperatura: 

Quente
Dificuldade: 

Média
Rendimento: 

4 porções


Papardelle com camarões e aspargos

Ingredientes:

400 g de massa tipo papardelle 
300 g de camarões médios limpos 
1 maço de aspargos frescos 
3 colheres de sopa de azeite de oliva 
6 tomates sem pele e sem sementes 
2 dentes de alho 
4 colheres de sopa de vinho branco 
salsinha picada 
folhas de manjericão 
sal e pimenta do reino 

Modo de Preparo: 
Lave bem os aspargos e elimine as partes fibrosas do talo. Corte os aspargos em pedaços de 4 cm e os camarões em pedaços de 2 cm. Tempere levemente com sal e pimenta-do-reino. Coloque água para ferver e salgue levemente. Em uma frigideira aqueça o azeite de oliva e acrescente o alho. Refogue sem deixar o alho dourar e acrescente as pontas de aspargos. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Coloque os tomates e cozinhe am fogo alto por cerca de 8 minutos. Coloque os camarões e misture bem. Cozinhe por mais 6 minutos e tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente a salsinha picada e as folhinhas de manjericão. Cozinhe a massa "al dente", escorra e sirva misturando com o molho.

Categoria: 

Grãos e Massas
Temperatura: 

Quente
DifiCIL

Aspargos cozidos com presunto e creme de agrião

Ingredientes:

1 maço pequeno de agrião limpo 
1 xícara (chá) de creme de leite fresco 
1 colher (sopa) de açúcar 
200 g de presunto cozido cortado em 4 pedaços 
8 aspargos frescos médios limpos 
3 colheres (sopa) de azeite de oliva 
sal e pimenta-do-reino a gosto 

Modo de Preparo: 
Bata no liquidificador o agrião com o creme de leite, o açúcar, o sal e a pimenta-do-reino. Coloque os pedaços de presunto numa assadeira refratária e leve ao forno de microondas, na potência máxima, por 1 minuto, ou até ficar macio. Retire do forno, incorpore os aspargos e regue com o azeite de oliva. Volte ao forno de microondas, na potência média, por mais 3 minutos. Retire do forno e sirva com o creme de agrião Decore com manjericão. 
Revista Menu

Categoria: 

Acompanhamentos
Cozinha: 

Brasileira
Temperatura: 

Quente
Dificuldade: 

Fácil
Tempo de preparo: 

10 min
Rendimento: 

4 porções


Aspargos com ervilhas e molho cremoso

Ingredientes:

sal 
pimenta 
1/4 de xícara de manteiga 
1 colher (sopa) de fubá fubá ou maisena 
suco de 1/2 limão 
2 gemas de ovo batidos 
225 g de aspargos 
225 g de ervilhas verdes descascadas 

Modo de Preparo: 
Cozinhe o aspargo em água salgada até ficar quase cozido. Junte as ervilhas e deixe cozinhar por alguns minutos. Enquanto o aspargo cozinha, prepare o molho. Derreta metade da manteiga numa panela grande, retire-a do fogo e coloque o fubá, mexendo até formar uma pasta. Coloque 2 xícaras de água fervente, devagar, na panela, mexendo o molho até que fique suave e sem caroços.

O calor da água será suficiente para cozinhar o fubá. Deixe o molho cozinhar ligeiramente e junte os temperos e as gemas de ovos batidas. Mantenha o molho no fogo, mas não deixe que ele ferva. Junte a manteiga restante, um pouco por vez, e o suco de limão. Escorra a água dos aspargos e das ervilhas e coloque o molho sobre eles. Sirva imediatamente.
Categoria: 

Acompanhamentos
Temperatura: 

Quente
Dificuldade: 

Média


Como fazer aspargos




Aspargos grelhados com folhas




RISOTO DE ASPARGOS




FILET MIGNON COM ASPARGOS




salada de aspargo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE