google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Cultivo da Borragem (Borago officinalis)

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Cultivo da Borragem (Borago officinalis)


A borragem ou borago (Borago officinalis) é uma erva de ciclo anual nativa da região mediterrânea que atinge de 40 cm a mais de 1 m de altura. É reconhecida como erva medicinal e é também muito cultivada como planta ornamental em jardins. Os caules e as folhas são recobertos de finos pelos (tricomas). As folhas podem ser consumidas cozidas ou cruas, e têm um sabor semelhante ao sabor do pepino. No entanto, não devem ser consumidas em grandes quantidades, pois contêm ácido oxálico e pequenas quantidades de alcaloides tóxicos.
As flores da borragem são geralmente azuis ou violeta-azuladas, embora exista um cultivar com flores brancas. Das flores pode ser extraído um corante azul, e estas também podem ser consumidas, podem ser usadas para colorizar vinagre ou podem ser usadas em confeitos e bebidas. As flores atraem abelhas e são uma rica fonte de alimento para elas.
O óleo extraído de suas sementes é rico em ácido gama-linolênico (GLA), um ácido graxo ômega-6, que é muito usado como suplemento alimentar. No entanto, a colheita eficiente das sementes é difícil e trabalhosa, pois as flores surgem ao longo de vários meses e assim as sementes não estão disponíveis para serem todas colhidas no mesmo dia.


A borragem é uma planta fácil de ser cultivada em clima ameno ou frio

Clima

Deve ser cultivada em clima ameno ou frio, com temperaturas entre 4°C e 25°C. Esta é uma planta resistente a geadas e baixas temperaturas.

Luminosidade

Melhor se cultivada sob luz solar direta, mas também tolera sombra parcial, desde que a luminosidade seja boa.


Cultivar de flor branca da borragem 

Solo

Esta planta é bastante tolerante quanto ao solo, com a condição de que seja bem drenado. Como planta ornamental pode ser cultivada mesmo em solos pobres e pedregosos, mas para ser mais produtiva, o ideal é que o solo seja leve, bem drenado e fértil, especialmente rico em nitrogênio.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido. Esta planta é resistente a curtos períodos de seca, mas cresce melhor se não houver falta de água. Por outro lado, umidade em excesso é prejudicial e favorece o surgimento de pragas e doenças.


A borragem é normalmente semeada no local definitivo, pois suas mudas geralmente não suportam bem o transplante 

Plantio

A borragem é propagada por sementes, que devem ser semeadas de preferência no local definitivo, pois as mudas geralmente não suportam bem o transplante. Semeie a uma profundidade de 1 cm. A germinação ocorre em aproximadamente 1 semana. O espaçamento entre as plantas pode ser de 20 a 50 cm, maior se o solo for bastante fértil e menor se o solo for mais pobre ou se a produção de sementes for o principal objetivo da plantação.
A borragem pode ser cultivada facilmente em vasos e jardineiras.

Tratos culturais

Use luvas quando estiver manuseando a planta, uma vez que os pelos dos caules são mais rijos e podem espetar as mãos. Algumas pessoas também podem ficar com a pele irritada ao manusear a planta.
Retire as ervas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.
As sementes da borragem se desprendem e se espalham facilmente, tornando esta planta uma invasora em algumas regiões.


A borragem pode florescer por meses

Colheita

As folhas devem ser colhidas preferencialmente antes da floração, pois é quando estão com o melhor sabor. Colha as folhas ou as flores quando necessário, pois elas murcham em pouco tempo após serem colhidas.
As sementes são liberadas rapidamente quando os frutos estão maduros, assim pode ser difícil e trabalhoso colhê-las com eficiência, pois a floração pode se estender por meses. Por este motivo, a colheita mecânica das sementes geralmente tem como resultado uma baixa produtividade por área em comparação a uma cuidadosa colheita manual.
Borragem, as plantas curam.

BORRAGEM

Borago officinalis

A semente da borragem, planta anual originária da Europa e Norte de África, contém até 25% de óleo e é muito usada pelos seus ácidos gordos ómega-6.
Descrição : Planta da família das Borragináceas, também conhecida como foliagem, borracha-chimarrona. As flores fornecem um corante azul muito bonito. Uma bebida refrescante pode ser feita com borragem no verão. Ela freqüentemente cresce em regiões próximas a apiários, pois tem uma quantidade de néctar que as abelhas apreciam muito. As flores azuis podem ser desidratadas com sílica, para depois serem coladas em grinaldas de flores naturais desidratadas.
História : Seu nome vem da antiga língua dos celtas, Borrach que significa coragem. Há literatura que considera este nome proveniente do latim Borra. Os relatos antigos dizem que esta planta tem a capacidade de espantar a melancolia e trazer coragem, além de fazer as pessoas felizes e trazer um coração confiante. Os romanos também apreciavam muito a borragem. Plinius, um naturalista romano (23 a 79 DC) disse: "Eu, borragem, trago sempre a felicidade". Tabernaemontanus escreveu em seu livro de plantas medicinais na Idade Média: "Hoje em borragem , tomando-se cinco folhas de borragem, afasta-se toda a sujeira do sangue".
Seu uso e mencionado por Plínio (61 a,c.), por Dioscorides (40 a.c.), e por Galeno (129 a.c.). As folhas da borragem foram usadas na Europa como condimento e tambem como medicamento desde a Idade Media; As folhas e flores sao adicionadas ao vinho e ao suco de limão para fazer as bebidas populares 'claricot' (similar a sangria) e 'cool tankard' (uma bebida celtica feita com vinho, agua, limao, agucar e borragem).
Parte usada : Folhas, sumidades floridas.
Habitat: E uma erva nativa da Europa que foi disseminada extensamente em outras areas.
Origem : Mediterrâneo.
Propriedades : Gota, afecções respiratórias (bronquites, tosses), escassez de urina, reumatismo, transtornos menstruais, furúnculo
Indicação : Seu uso medicinal data da Idade Média, quando se acreditava que exercia um efeito mágico sobre o corpo e a mente. Utilizado hoje apenas pela medicina popular, pois a medicina científica aconselha apenas seu uso externo devido a recente descoberta da presença de alcalóides tóxicos nas suas folhas.
Na medicina tradicional de hoje é considerada emoliente, depurativa, sudorífica, diurética e laxativa. É também considerada antiinflamatória. Suas flores são empregadas na forma de infusões como expectorante e contra certas afecções do fígado e coração. Indicada contra tosse, reumatismo. Hoje se sabe que a borragem estimula as supra-renais, favorecendo a produção de adrenalina, o hormônio que prepara o corpo para situações de tensão. As folhas carnosas e ásperas podem empregar-se como tônico da supra-renal, no caso de stress, ou seqüelas de terapia com esteróides. O óleo extraído das sementes pode ser empregado como alternativa ao óleo de prímula, para transtornos menstruais e reumáticos. Para aumentar a sudorese, empregam-se as flores, e as folhas para uma ação diurética. Uma atividade refrescante lhe é atribuída. Uma folha fresca abaixará a temperatura da boca, desta forma é útil em febres. Cultivada em hortas, esta erva é muito apreciada pois suas folhas são empregadas por séculos em saladas. Pelo fato de possuir potássio, é indicado para pessoas que precisam de uma dieta sem sal. Pode ser usado externamente como compressa em pele irritada ou inflamada.
Distúrbios de pele crônicos - Rico em ácidos gordos ómega-6, o óleo de borragem tem uma ação anti-inflamatória notável. Tomado durante meses, pode melhorar problemas como o eczema. Aplique na pele seca ou com comichão.
Principios Ativo : Mucilagem, tanino, nitrato de potássio, sais (potássio, cálcio), alantoína, óleo essencial, saponina, óleo fixo, ácido salicílico, Vitamina C.
Modo de Usar :
Depurativo
Infusão: em 1 litro de água fervente colocar em infusão 20g de cada uma das seguintes ervas: borragem, agrião, dente-de-leão, fumaria, chicória-silvestre, cerefólio. Coar, adoçar e beber o líquido na dose de 3 a 4 cálices ao dia, a começar pela manhã em jejum.
Vinho depurativo - Colocar um punhado de sumidades floridas frescas de borragem em 1 litro de vinho de boa qualidade, deixar macerar por cerca de uma semana, coar e consumir em calicezinhos antes das refeições.
Gota, furúnculo
Cataplasma : cozinhar um punhado de folhas secas de borragem em pouquíssima água. Quando esta tiver evaporado, estender as folhas sobre uma gaze, espremê-la para fazer sair todo o líquido, e aplicar o cataplasma bem quente sobre a parte dolorida.
Reumatismo -
Decocção: em 1 litro de água, ferver por meia hora 10 g de folhas secas de borragem, filtrar, adoçar com mel e beber 3 a 4 xícaras ao dia.
Tosse
Decocção: 40g de folhas em 1 litro de água, ferver por um quarto de hora, coar, adoçar e beber em 2 ou 3 vezes durante o dia. infusão: 15g de folhas e flores de borragem em 1 litro de água. Deixar macerar por três quartos de hora. Filtrar, adoçar com mel e beber o líquido em xícaras, na dose de 1 xícara a cada 2 ou 3 horas. Esta infusão é emoliente e refrescante e é benéfica nas tosses secas e persistentes.
Toxicologia : Descobertas sobre sua composição química, como alcalóides isopirrolizidínicos, supinina, licopsamina, intermedina, ambilina e thesuinina tornam, segundo alguns estudiosos, esta planta imprópria para consumo. Segundo determinação do Ministério da Saúde, divulgada após a descoberta destes alcalóides no confrei, todas as plantas que contenham estes alcalóides só devem ser usados em aplicações locais, isto é, externamente. Estes tem ação tôxica e sua ingestão pode levar ao aparecimento tardio de cirrose hepática ou câncer do fígado. Este alcalóide está em maior quantidade nas folhas frescas do que nas folhas secas. Deve-se tomar um cuidado ao fazer preparações com a borragem. Deve-se filtrar muito bem para que se eliminem os pelos, visto que engolidos, podem causar irritações no estômago.
Posologia:1 a 3 g/dia de oleo da semente de borragem.para adultos, em uso interno como preventive de deficiencies, na TPM, displasia mamaria, depressao, hiperatividade infantil e cirrose hepatica; 1 g/dia para criangas; O conteudo de acido gama linolenico do óleo esta entre 20% e 26%; Tintura.
Precaucoes: Embora nenhuma evidencia direta esteja disponível, e recomendado cuidado a pacientes com epilepsia, pois ha relatos de redução do ponto de desencadeamento de crises convulsivas com o uso do oleo de primula.
Superdosagem: Em doses (muito) elevadas pode causar intoxicagao pela presença dos alcaloides pirrolizidmicos; Recomenda-se manter a dosagem indicada.

Borragem

Dica Culinária : Muito utilizado em saladas, suas folhas são saborosas. A borragem confere às saladas um sabor fresco, ligeiramente salgado e parecido com o do pepino, além de melhorar seu aspecto. Tempera-se com endro e cebola. Suas flores de muito graciosas que são pode-se fazer um confeito muito bonito. Mergulha-se a flor na clara de ovo e depois no açúcar de confeiteiro e deixa-se secar. Desde a Antiguidade suas flores são adicionadas ao vinho e podem também entrar na composição de bebidas alcoólicas, dando-lhe um efeito estimulante. Charles Dickens, autor inglês do século XIX, era apaixonado por este ponche, e oferecia a seus amigos americanos a sua receita particular, quando estes o visitava.
Ponche Charles Dickens • 2 copos (500ml) água • 1/2 copo (120ml) açúcar • 2 colheres de sopa (30ml) de raspas de limão • 1/4 copo (60ml) flores de borragem • 2 copos (500ml) de sherry - vinho de Xerez • 1 copo (240ml) brandy - conhaque • 4 copos (1 litro) cidra de maçã Despeje a água fervente sobre o açúcar, raspas de limão e borragem. Deixe agir por 10 minutos. Coe e adicione o conhaque, o Xerez e a cidra.
Flores de borragem cristalizadas • 1 copo (240ml) flores de borragem • 1/2 colher (chá) (2,5ml) água fria • 1 clara de ovo • açúcar granulado Lave as flores de borragem e remova o excesso de umidade com papel toalha. Misture a clara de ovo e água, bata bem. Mergulhe as flores na mistura e então no açúcar. Coloque em papel manteiga para secar. Acondicione não por muito tempo em vasilha muito bem fechada, longe de umidade
Farmacologia: No óleo de primula o AGL e o triglicerol estao unidos na posição sn-3, mas no óleo da semente da borragem estão unidos na posição sn-2, o que explica a bio-disponibilidade inferior de AGL no óleo da semente da boraragem comparado com o óleo de primula; Por causa da ocorrência de alcalóides pirrolizidinicos tôxicos em outros membros da famflia boraginaceae, os alcaloides das folhas, sementes e óleo da semente de borragem foram investigados cuidadosamente. A presença dos alcaloides pirrolizidimicos insaturados nas folhas, flores e sementes da borragem sugerem um potencial risco de hepatotoxicidade, embora a quantidade total de alcaloides na planta seja baixa -menos de 0.001%, estas sementes maduras e de aproximadamente 0.03%; A atividade antioxidante da borragem foi atribuida ao ácido rosmarinico; O ácido linoleico e um ácido graxo com 18 carbonos, considerado um nutriente essencial porque só e obtido através da dieta; A enzima d-6-desaturase converte o ácido linoleico em ácido gama-linoleico, a enzima taxa-limitante desta cadeia de reações; Dois carbonos são adicionados ao ácido gama-linoleico, formando o ácido dihomogama-linolenico (ADGL), que contém 20 carbonos e e um metabolite importante para a sintese de prostaglandinas antiinflamatorias da serie 1 (por exemplo, PGE1) e ao ácido 15-(S)-hidroxi-8,11,13-eicosatrienoico (15HETrE) em diferentes tipos de celulas; Teoricamente - suplementação com ácido gama-linoleico, pode pular a etapa limitante da biosintese destas prostaglandinas, aumentando a disponibilida-de destes moduladores antiinflamatorios. Outras circunstancias patofisiologicas tambem podem alterar a conversão do ácido linoleico para acido gama-linoleico. Fontes comerctais de ácido gama-linoleico incluem o óleo da semente de borragem, o óleo de primula e o óleo de semente de cassis, assim tambem como o óleo do fungo Mucor javanicus. Clonagem e introdução da enzima delta-6-desaturase em plantas que não a possuem naturalmente foi proposta como um meio de aumentar a quantidade do acido gama-linoleico na dieta.

Borragem

Esse óleo, extraído de uma planta que tem o mesmo nome (borago officinalis), possui características e propriedades semelhantes ao muito usado óleo de linhaça, que é rico em ácidos graxos essenciais ao organismo, favorecendo a renovação celular, combate aos sintomas da menopausa  e TPM, emagrece, entre muitos outros benefícios à saúde!

Conheça algumas das propriedades terapêuticas desse óleo

  • EXCELENTE PARA A PELE, promove a renovação celular; tem propriedades adstringentes; regula a secreção sebácea e, quando aplicado em uma pele saudável, ele evita a formação de rugas. Além disso, o uso desse óleo ainda: garante a umidade da pele, já que evita a perda de água através dela; regula a gordura da pele, por causa de sua alta concentração de um ácido graxo chamado GLA, cuja ausência resseca a pele e a torna propensa ao surgimento de rugas. Ele também reduz a perda de colágeno; melhora o desenvolvimento de unhas e formação da pele; melhora a circulação dos vasos superficiais da pele e acalma qualquer irritação.
  • ÓLEO DE BORRAGEM FAVORECE O SISTEMA CARDIOVASCULAR, pois dilata os vasos sanguíneos e impede a síntese do colesterol;
  • REGULA HORMÔNIOS como estrogênio, progesterona e prolactina, favorecendo o sistema reprodutor;
  • BENEFICIA O SISTEMA NERVOSO, pois permite boa transmissão neural.
  • ESTIMULA O HORMÔNIO tímico e ativa as células T.
  • O ÓLEO DE BORRAGEM TEM AÇÃO SOBRE O METABOLISMO, reforçando a ação da insulina e prevenindo o desenvolvimento de células anormais;
  • SISTEMA RESPIRATÓRIO: atua em casos de bronquite, como expectorante;
  • SISTEMA HEPÁTICO: protege o fígado de alcoólatras; regula secreções lacrimais e salivares;

Outros benefícios do óleo de Borragem



O óleo de borragem é usado desde os tempos antigos para contribuir com a beleza, sendo ingerido ou aplicado externamente, tudo isso proporcionado pela quantidade de ácidos graxos essenciais que possui, responsáveis por uma grande melhora no perfil lipídico, o que garante uma colaboração significativa no emagrecimento. Tem ação antiinflamatória, portanto, sendo a gordura abdominal uma inflamação, este óleo tem ação especial sobre este tecido, que é onde se instala a maior parte das toxinas que dificultam a perda de peso. Como é rico em vitamina E, poderoso antioxidante, protege a integridade das membranas celulares, diminuindo seu envelhecimento por danos ocasionados pelos radicais livres.

Em casos de acidentes ou qualquer tipo de trauma, o óleo reduz o inchaço e a dor.
É encontrado à venda em cápsulas, que podem ser ingeridas, duas vezes ao dia, sendo desaconselhadas durante a gravidez e também podem ser aplicadas diretamente na pele, para tratamento tópico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE