google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Erva Cidreira (Melissa)

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Erva Cidreira (Melissa)


Erva Cidreira (Melissa) 

(Melissa officinalis) 

Descrição: Planta herbácea, muito ramificada, com talos de 30 a 40 cm de altura. Folhas oval-laceoladas, opostas, pencioladas, serradas, pontiagudas, verde-claro acinzentadas, de superfície áspera. Flores brancas pequenas, de cheiro parecido ao do limão. A origem do nome melissa vem do grego, que significa abelha operária, já que os insetos adoram o néctar produzido por esta erva.
Indicações e Uso:
1) Cura ou alivia nervosismo, histerismo, epilepsia, dores de cabeça, dores espasmódicas das vias digestivas, arrotos, enjôos, gases, palpitações cardíacas, irregularidade menstruais.
2) Fadiga, inflamações dos olhos, etc.
3) Acalma as dores de dente e desinflama as gengivas
4) Ajuda a diminuir o inchaço causado pela cachumba
Partes Utilizadas: Folhas.
Procedimentos: 

1) Chá por Infusão: Uso Interno, para adultos. Utiliza-se 2 colheres de sopa de folhas picadas de erva cidreira para 1 litro de água fervendo, 3 xícaras de chá morno, sem adoçante, diariamente pelo tempo necessário a cura. Para crianças, de acordo com a idade administram-se chás fracos, proporcionalmente, em porções da erva a uma sexta ou a treça parte das doses indicadas para adultos. 
2) Compressas: Uso externo, para adultos. Aplicadas sobre as pálpebras, porção da erva o triplo da preparada por infusão. 
3) Cozidas: Em bochechos 
4) Folhas Amassadas em sal e água





Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE