google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Receitas Com Almeirão

quarta-feira, 12 de março de 2014

Receitas Com Almeirão




Receita de salada colorida de legumes

Ingredientes:
1 unidade(s) de cenoura ralada(s)
2 unidade(s) de jiló ralado(s)
1 unidade(s) de cebola ralada(s)
1 unidade(s) de beterraba ralada(s)
1 unidade(s) de rabanete ralado(s)
1 folha(s) de repolho picada(s)
1 unidade(s) de pepino japonês picado(s)
3 folha(s) de alface crespa picada(s)
2 folha(s) de acelga picada(s)
quanto baste de vinagre branco
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
3 folha(s) de almeirão picada(s)



Preparação:

Etapa 1: Misture tudo e tempere a gosto.
Ótima salada para acompanhar churrasco ou cervejada.

Tipo de receita: Entrada
Número de doses: 6 porções
Tempo de Preparação: 5 Minutos
Tempo de Confecção/Cozedura: 10 Minutos
Pronto em: 15 Minutos
Dificuldade: Fácil



Salada de Almeirão no Capricho!
Ingredientes:
2 xíc. (chá) de almeirão lavado e picado1 xíc. (chá) de couve lavada e e picada bem fininha6 fatias de peito de peru9 ovinhos de codorna em conserva2 tomate secos em conserva (4 partes)Molho para salada de sua preferência ou apenas, sal, azeite e limão
Modo de preparo:

Em um prato grande e raso, espalhe o almeirão picado, corte a fatia do peito de peru ao meio, faça rolinhos, distribua sobre o almeirão, fazendo o formato de um círculo, no centro do disco de peito de peru, coloque a couve picadinha e por cima da couve os tomates secos, acrescente os ovinhos de codorna, nas laterais do prato em cima do almeirão, e sirva com o molho de salada de sua preferência ou sal, azeite e limão.

Dica: Para tirar boa parte do amargo do almeirão, depois de picado eu cubro ele com água e escorro, pelo menos duas vezes, depois deixo escorrer bem a água para montar o prato!


Você já comeu almeirão?


Da família da alface, chicória, dente-de-leão e serralha, o almeirão é uma verdura muito nutritiva, possui Cálcio, Fósforo, Ferro, vitaminas A, do Complexo B (B2 e Niacina), e vitamina C. Por um certo amargor, o almeirão é muito parecido com a chicória, diferenciando-se apenas por possuir folhas mais alongadas, estreitas e recobertas por pêlos.


Pode ser consumida no preparo de saladas e pratos quentes, substituindo a couve, o espinafre e a chicória. Deve-se lavar e escorrer bem as folhas do almeirão antes de consumi-las. Mesmo com todo seu valor nutritivo, o almeirão ainda não é muito comum na mesa do brasileiro, o que é uma pena, porque quanto mais variedade, mais qualidade.


Por isso, lembrem-se sempre de diversificar nas compras. Nunca repita a compra de um alimento logo na compra seguinte.


Se levou espinafre da última vez, leve chicória dessa e almeirão da próxima. O Brasil é um dos países com maior diversidade em oferta de alimentos, façamos jus a essa bênção de Deus aproveitando ao máximo os alimentos que nossa terra nos dá.


Salada de Feijão Jalo com Almeirão (vegana)

Ingredientes

1 xícara de feijão jalo

1 pé de almeirão

3 dentes de alho

7 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal a gosto

Preparo

Limpe o feijão, lave-o e coloque em uma panela de pressão. Junte 1/2 litro de água e tampe a panela. Leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos ou até o feijão ficar macio. Não deixe os grãos desmancharem. Retire do fogo, tire a pressão da panela e abra-a. Escorra o feijão em uma peneira e reserve. Separe as folhas de almeirão, limpe-as e lave-a uma a uma. Seque-as com toalha de papel e corte-as em tiras finas. Reserve.

Coloque o feijão em uma tigela e reserve. Descasque os dentes de alho e corte em tiras finas. Coloque o azeite de oliva em uma frigideira e leve ao fogo por 1 minuto. Junte o alho e frite-o, sem parar de mexer, por 1 minuto ou até dourar. Incorpore as folhas de almeirão e refogue, mexendo cuidadosamente, por 1 minuto ou até o almeirão ficar macio, mas al dente. Acerte o sal e retire do fogo. Despeje sobre o feijão e sirva ainda quente.

Rendimento: 5 porções

Manjubinhas com almeirão e laranja


Nem carece de receita - tudo muito simples:
- Almeirão refogado com alho, cebola e shiitake. O almeirão é uma das minhas verduras preferidas - adoro verduras amargas! Além do mais ele é ótimo para o fígado e também auxilia na diminuição das taxas de colesterol.
- Manjubinhas levemente empanadas no amido de milho, com um toque de sumo de limão. Estavam derretendo na boca..... hummmmm..... delícia!
- Fatias de laranja pera, polvilhadas com partículas de laranja e furikake de shiso. Muito suculentas, com muito caldo, geladinhas, dispensaram até o suco!



Almeirão com Sobras de Arroz (vegana)


Ingredientes

1/2 maço de almeirão

1/2 cebola picada
1 dente de alho
2 xícaras de arroz cozido
1 e 1/2 colher (sopa) de óleo

Preparo

Escolha e lave bem o almeirão, pique fininho e cozinhe em água e sal por 10 minutos. Escorra bem, esprema para sair toda a água. Frite a cebola e o alho no óleo. Junte o almeirão e deixe refogar por 5 minutos. Junte em seguida o arroz cozido e mexa com um garfo para ficar bem soltinho.

Dica

O almeirão pode ser substituído por espinafre, couve, acelga, etc.



OUTRAS RECEITAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE